Você e o Direito?

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Você é tão injustiçado quanto o tamanho de sua ignorância!

Essa frase tirada a partir dos pensamentos de Sócrates, onde dizia que a justiça se dá através do conhecimento e este, por sua vez, limita-se  à própria ignorância, faz-nos entender que enquanto os cidadãos viverem nessas circunstâncias de conformismo, dificilmente será possível estabelecer uma sociedade justa e igualitária.

Fala-se tanto sobre desigualdade social, caracterizada pela acumulação de riquezas em uma pequena parcela da sociedade, enquanto a maior parte vive em situação de subdesenvolvimento. Entretanto, algumas pessoas não tem ciência a cerca do legítimo padrão de vida que estão tendo, e contentam-se com alguns programas do governo mascarados como "benefícios", mas que funcionam como uma espécie de "cala a boca" para a população. Muitos sentem-se gratificados com esse tipo de ajuda, não entendem que o dever do Estado é garantir o desenvolvimento, gerando oportunidades de emprego para que os líderes de familia tenham condições de sustentá-las dignamente, sem que precisem desse favor.

O povo brasileiro não tem o costume de manter-se informado a respeito do que está sendo feito pelos nossos governantes. Ocupam-se vendo quem ganhará o reality show, ou o que acontecerá com os personagens da novela. Não conhecem seus direitos, nem procuram conhecê-los. Não sabem, por exemplo, que desde o dia 01 de janeiro até hoje, 07 de outubro, já foram pagos de imposto quase 2 Trilhões de reais. O que está sendo feito com esse dinheiro?

Investe-se em educação? Desvaloração dos professores, estrutura precária, baixo nível de aprendizado dos alunos... fazem-nos constatar que não.
Investe-se na saúde? Enormes filas nas emergências, péssimo atendimento, falta de profissionais, etc...Também não.
Nem precisarei citar a segurança pública, pois já é de conhecimento notório o estado em que se encontra.

Tantas pessoas vivendo na miséria, sem qualidade de vida, enquanto muitos exorbitam o dinheiro público. Não estou dizendo que todos deveriam ser ricos, mas que seria justo que todos tivessem as mesmas oportunidades. Assim, uma criança nascida em uma família de baixa renda poderia desfrutar de excelentes serviços públicos e mais tarde ao se tornar adulta, teria as mesmas expectativas de escolher o futuro que quiser, como alguém que nasceu em situação financeira melhor.

A injustiça existe. Sempre existirá? Talvez... O dever do Estado é reduzí-la ao máximo. Mas se não forem tomadas iniciativas por parte da população para cobrar, pressionar, visando a melhoras na sociedade, tudo permanecerá igual. Continuaremos sendo "palhaços do circo Brasil", pagando impostos absurdos sem termos nada em troca, eles prosseguirão roubando nosso dinheiro sem serem punidos, e advinhem? Serão REELEITOS. 

Você pretende continuar sendo injustiçado? Ignorância não é mais desculpa...